Na última quarta-feira, 21, os alunos da turma de Análises Clínicas 20 tiveram uma experiência única na disciplina de Anatomia e Fisiologia, com uma aula prática sobre o sistema muscular, ministrada pelo professor Jean Prado. A atividade foi cuidadosamente planejada para unir a base teórica com práticas interativas, conectando o conteúdo à realidade clínica e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.
“O aprendizado teórico é fundamental, mas é na prática que tudo ganha sentido. Nosso objetivo é conectar o estudo da anatomia muscular aos contextos reais, especialmente em diagnósticos e aplicações clínicas,” destacou o professor Jean Prado, reforçando o compromisso com uma educação transformadora.
Durante a aula, o entusiasmo dos alunos evidenciou o impacto positivo da atividade. Thalizye, aluna da turma, resumiu a experiência com gratidão: "Obrigada pela aula, professor Jean Prado! Ter essa união de teoria e prática é fundamental. Agradecemos o empenho para nos repassar o melhor!"
O que Tornou a Aula Prática Inovadora?
A segunda etapa da aula trouxe práticas interativas que transformaram o aprendizado em algo vivo e dinâmico. Os alunos participaram de atividades inovadoras, incluindo:
- Modelos Anatômicos Realistas: A aula trouxe a anatomia para o cotidiano ao explorar músculos, tendões e suas inserções com modelos tridimensionais e uma abordagem criativa e prática: o uso de uma peça de carne. Essa estratégia inovadora permitiu aos alunos observar de perto a textura, a disposição e a funcionalidade das estruturas musculares, proporcionando uma compreensão mais tangível e profunda da anatomia.
- Demonstrações Funcionais: Com o uso de dinamômetros, os estudantes mediram a força muscular, analisando fenômenos como fadiga e resistência. Reflexos neurológicos também foram testados com ferramentas clínicas, simulando situações do dia a dia profissional.
- Casos Clínicos Simulados: Cenários com disfunções musculares, como distrofias e mialgias, desafiaram os alunos a aplicar conceitos teóricos e interpretar dados laboratoriais, como os níveis de enzimas musculares.
A coordenadora pedagógica Adriele Marques destacou o impacto dessa abordagem: “Quando falamos em metodologias ativas, é exatamente isso que buscamos. É sair da zona de conforto de slides e do quadro branco, oferecendo práticas que proporcionam uma aprendizagem significativa. Essa aula foi um exemplo perfeito disso.”
Impacto no Desenvolvimento dos Alunos
Além de reforçar os conteúdos teóricos, a prática despertou nos alunos um senso de responsabilidade clínica, ao conectá-los com cenários reais de diagnóstico e análise. Essas atividades são diferenciais que preparam os estudantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e a confiança necessária para atuar em áreas complexas.
Com iniciativas inovadoras como essa, a disciplina de Anatomia e Fisiologia continua sendo um dos pilares do curso de Análises Clínicas no Grupo Madre Tereza. A união entre teoria e prática reafirma o compromisso da instituição em formar profissionais altamente qualificados e prontos para transformar vidas através da saúde.