O Grupo Madre Tereza sempre demonstrou incentivo ao cuidado e valorização da cultura local, desenvolvendo dezenas de projetos ao longo de vinte e seis anos de história. Com objetivo de aproximar a comunidade local e desenvolvendo iniciações científicas que capacitem as práticas dos educandos dentro e fora da sala de aula.
A sexta edital da ExpoMadre, aconteceu nos dias 03,04 e 05 de novembro, trabalhando arduamente diversos aspectos de saúde, arte, dança, cultura, lazer, exposições, visitações, atrações musicais, vendas de comidas típicas e diversos serviços prestados para toda comunidade.
O primeiro dia de ExpoMadre foi dedicado aos cursos de graduação, bacharelado e tecnologia, representados pelos colegiados de Educação Física, Letras, Pedagogia, Matemática, Administração e Recursos Humanos. Houve salas expositivas, trabalhando temas como a regionalidade, jogos criativos, brinquedoteca, sala de gamer, distribuição de brindes, degustação de comidas locais e contribuições educacionais explicativas. Cerca de 300 alunos estiveram empenhados no desenvolvimento das atividades acadêmicas.
“Estamos entregando para Santana, todo esse evento, toda essa exposição que foi com muito carinho criada pelos nossos alunos. Eu declaro aberta essa feira, que nós passamos gozar de todos esses dias que estarão marcados em nossas vidas”, disse o diretor geral do Grupo Madre Tereza Jeová Júnior.
O concurso Rainha ExpoMadre marcou a passagem do segundo dia de festa. Uma grande estrutura foi montada para receber as apresentações e emocionaram o público e os jurados, levando a plateia a um mergulho cultural. As candidatas esbanjaram beleza, inteligência e muito carisma ao retratarem elementos como a cultura mazaganense, escravidão na Amazônia, lenda da mandioca, festival do abacaxi e muito mais.
A festividade também foi marcada por apresentações de grupos de dança regionais e participação musical de cantores santanenses.
No dia 04, houve as exposições científicas do curso de Enfermagem. Os alunos abordaram temas de saúde como a depressão, ansiedade, doenças diagnosticadas precocemente, remédios naturais, sala de emprego e atendimentos de saúde.
Os estudantes do polo técnico de Santana também contribuíram oferecendo serviços de saúde como: vacinas, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea, testes rápidos, orientações sobre câncer de próstata, exame de fluoroscopia, radiologia veterinária, radiologia industrial, atendimentos de Massoterapia: Tuiná, Shiatsu, e quick massage.
O terceiro dia de ExpoMadre ficou por conta do Centro de Ensino Madre Tereza. Os estudantes do maternal ao ensino médio, realizaram exposições nas salas. Representando a cultura amapaense e as diversidades musicais, culinárias, apresentando registros históricos, econômicos e sociais de toda região amapaense.
“É com muita alegria que estamos recebendo a sexta edição da Expomadre. É com muito carinho e dedicação que nossos alunos, desde os pequenos até a pós-graduação prepararam trabalhos excelentes para vocês prestigiarem”, afirmou a diretora do Centro do Ensino Madre Tereza Verônica Batista
O encerramento da Expomadre contou com a participação dos cantores regionais Zé Miguel e Amadeu Cavalcante, que na ocasião arrastaram cerca de 500 pessoas para umShow cultural que tocou de maneira positiva todo público.
Abrangência
A ExpoMadre 2022, contou com a participação de mais de mil alunos de todos o segmentos, cerca de duzentos colaboradores entre professores e funcionários, atraindo um público de mais de duas mil pessoas.
O evento pretende ser uma tradição na instituição, e as expectativas para 2023 são as melhores possíveis.
#ondemadrecultura,tem Madre!