Nesta sexta-feira (11), o Grupo Madre Tereza firmou uma parceria com o projeto Lucas Vive. A iniciativa tem como objetivo Capacitar Profissionais da Educação a realizarem Primeiros Socorros em caso de O.V.A.C.E (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho) Causa da morte de Lucas. Queimaduras, Entorse, Fraturas, Luxações, Ferimentos, Hemorragias, SBV - Suporte Básico de Vida, PR - Parada Respiratória, PC - Parada Cardíaca e RCP.
Na ocasião foram feitas doações através do Simpósio de Enfermagem e Radiologia, realizado na primeira semana de novembro, na cidade de Macapá. Ao total 133 pessoas realizaram a inscrição, dinheiro que foi destinado ao projeto Lucas Vive.
“Foi um momento incrível, além de proporcionar aos alunos conhecimento vivo, ainda estamos fazendo esse momento de doação ao projeto Lucas Vive. Por isso, estou muito feliz e satisfeita com toda essa conquista”, disse a diretora Letícia Diniz.
Conhecer o projeto:
O curso foi motivado após a morte do Garoto Lucas Begalli, que durande um passeio da escola teve uma O.V.A.C.E e acabou morrendo engasgado com um pedaço de salsicha do cachorro quente servido pela escola. Após sua morte, sua mãe lutou pra ver sancionada a Lei Lucas (13.722/18). No dia 04/10/2018, finalmente isso aconteceu, a Lei Lucas passou a obrigar as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
As instituições de ensinodevem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Tal obrigação se estende aos estabelecimentos de recreação infantil.
Ministramos um curso básico de primeiros socorros, baseado na Lei Lucas que capacita os profissionais a realizarem Primeiros Socorros em caso de O.V.A.C.E (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho) Causa da morte de Lucas. Queimaduras, Entorse, Fraturas, Luxações, Ferimentos, Hemorragias, SBV - Suporte Básico de Vida, PR - Parada Respiratória, PC - Parada Cardíaca e RCP.
Onde tem Madre, tem saúde!