Nesta terça-feira (20), o Grupo Madre Tereza realizou a abertura oficial da campanha institucional. O evento contou com a participação da diretora Acadêmica Ana Patrícia Nepomuceno e dos coordenadores de curso Camila Holanda, Izabel Saboia e Jéssica Medeiros.
A abertura contou com a palestra da coordenadora de comunicação do Centro de Valorização da Vida-CVV.
“São muitos alunos com problemas, mutilação e ameaças de suicídios constantes nas escolas. Os diretores precisam pedir ajuda, juntos somos mais fortes, principalmente na hora de combater o suicídio. O CVV é pra quem quer viver, os problemas têm solução e as pessoas precisam ter noção disso”, afirmou Jane Borges coordenadora de comunicação do CVV Amapá.
“O setembro amarelo é de suma importância pois previne o suicídio entre os jovens e aumenta a expectativa de vida, dando forças para enfrentar as batalhas da vida com sabedoria e principalmente com esperança de dias melhores”, afirmou a acadêmica do oitavo semestre de pedagogia Luana Corrêa.
Abrangência
O evento contou com a participação de mais de 100 alunos de todos os cursos de graduação.
Mitos comuns sobre o suicídio:
•'Quem fala, não faz' - Não é verdade. Muitas vezes, a pessoa que diz que vai se matar não quer "chamar a atenção", mas apenas dar um último sinal para pedir ajuda. Por isso, os especialistas pedem que um aviso de suicídio seja levado a sério.
•'Não se deve perguntar se a pessoa vai se matar' - É importante, caso a pessoa esteja com sintomas da depressão, ter uma conversa para entender o que se passa e ajudar. Não tocar no assunto só piora a situação.
•'Só os depressivos clássicos se matam' - Não. Existe o depressivo mais conhecido, aquele que fica deitado na cama e não consegue levantar. Mas outras reações podem ser previsões de um comportamento suicida, como alta agressividade e nível extremo de impulsividade. Os médicos, inclusive, pedem para a família ficar atenta ao momento em que um depressivo sem tratamento diz estar bem: muitas vezes ele pode já ter decidido se matar e tem o assunto como resolvido.
•'Quando a pessoa tenta uma vez, tenta sempre' - A maior parte dos pacientes que levam a sério o tratamento com medicamentos e terapia não chegam a tentar se matar uma segunda vez. O importante é buscar a ajuda.
Seja um parceiro do Grupo Madre Tereza através do telefone: 99114-5531
Comunicação Grupo Madre Tereza