No polo técnico de Macapá, a formação de socorristas teve início em 01 de outubro e durou 10 dias. Durante o curso, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, tendo como principal experiência a prestação voluntária de atendimentos no percurso do Círio de Nazaré, orientados pelos professores Firmo Leite, Diego Nobre, e pela diretora técnica Letícia Diniz.
Com o objetivo de capacitar os alunos a se tornarem primeiros respondedores em situações de urgência e emergência, a formação teve como foco a prestação de atendimento pré-hospitalar, estabilização do quadro clínico e acompanhamento do transporte até a unidade de atendimento especializada.
O professor Firmo Leite destacou a importância de oferecer conteúdo atualizado e de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais de APH, destacando a inclusão dos protocolos STOP THE BLEED e PCR/RCP. Já o professor Diego Nobre destacou a satisfação em ver ex-alunos, agentes de segurança, condutores de veículos de emergência e bombeiros civis buscando conhecimento, com 18 alunos agora capacitados como socorristas profissionais.
A diretora técnica Letícia Diniz também destacou o sucesso do curso, destacando a importância das práticas reais durante o Círio e anunciando a próxima edição do curso, marcada para 15 de outubro, em Santana, oferecendo uma excelente oportunidade de crescimento profissional.
"O Grupo Madre Tereza tem muito orgulho em destacar a atuação dos formandos no Círio de Nazaré 2022, onde eles puderam colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso de Formação de Socorristas. É uma honra poder contribuir para a segurança da população e de todos que participam da grande procissão. As equipes formadas conseguiram prestar atendimento de qualidade, estabilizando o quadro do paciente e acompanhando-os até o hospital ou centro de saúde. Foi uma experiência enriquecedora e um marco para todos os formandos."