A Escola Técnica Madre Tereza, sempre na vanguarda da educação técnica, está lançando um novo projeto inovador que utiliza uma metodologia ativa de aprendizado na disciplina de Biologia Celular e Molecular II. Sob a orientação da Profa. Márcia Dias, o projeto envolve a produção de dicionários científicos pelos alunos da turma de Técnicos em Análises Clínicas 02. O objetivo é facilitar a compreensão e a memorização de termos técnicos usados na área da saúde.
A metodologia ativa aplicada neste projeto coloca os alunos no centro do processo de aprendizado. Ao criar dicionários científicos, os estudantes têm a oportunidade de explorar profundamente os termos técnicos relacionados a anatomia, exames clínicos e doenças infecciosas. Esta abordagem promove uma maior interação e engajamento dos alunos com o conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico e efetivo.
“O nosso objetivo é que os alunos não apenas memorizem os termos, mas compreendam realmente o que significam e como são aplicados no contexto clínico e laboratorial,” explica a Dra. Márcia Dias, professora responsável pelo projeto. Ao criar seus próprios dicionários científicos, os alunos desenvolvem habilidades críticas de pesquisa, síntese e aplicação do conhecimento adquirido.
A Dra. Márcia Dias destaca que este projeto inovador terá um impacto significativo na formação dos alunos. “A compreensão profunda dos termos técnicos é fundamental para a prática clínica e laboratorial. Este projeto capacitará os alunos com conhecimentos que são aplicáveis no dia a dia de suas futuras profissões,” acrescenta.
Com esta metodologia ativa, a Escola Técnica Madre Tereza dá mais um passo em direção ao futuro, unindo conhecimento e prática para construir uma sociedade mais saudável e informada.